BLOG

Mantenha-se informado com as últimas notícias da Stringhini

Por que o sortimento é essencial para o sucesso de uma loja?

10 de abril de 2018 | Por Varejo Inteligente | Sem categoria | Nenhum Comentário

Você já pensou que o sortimento da sua loja pode fazer toda diferença na escolha de compra do seu consumidor? O sortimento nada mais é do que um conjunto de produtos que são comercializados dentro de uma loja. Assim sendo, elas são divididas por categorias e subcategorias. Por exemplo, na categoria ‘esmalte’, pode ser feita a subcategoria “cintilante”, “brilhoso”, “transparente” e “matte”.

Essas categorias podem variar de varejista para varejista. Também pode-se criar novas categorias que agregam aos produtos que são muito diferentes uns dos outros. De qualquer forma, é necessário que essa divisão faça sentido para a empresa.

Variedade e profundidade

O sortimento de uma empresa também é composto por duas variáveis: variedade e profundidade.

Ao falarmos em variedade, podemos destacar a quantidade de marcas, categorias ou departamento dos produtos comercializados na loja. Esse elemento é o que determina qual será a amplitude do sortimento, podendo ser grande ou pequena.

Já a profundidade é a quantidade de itens em cada marca, categoria ou departamento. A profundidade está relacionada em ter mais opções de um mesmo produto.

Cada tipo de loja possui o seu sortimento

É importante definir o seu sortimento de acordo com o seu público-alvo e o posicionamento da sua empresa. Supermercados normalmente são estabelecimentos voltados para a necessidade mais regional, possuindo alimentos, produtos de limpeza e pessoal. Nesse caso, o sortimento será adequado para um público que será diferente dos hipermercados, onde haverá maior estoque e variação de produtos no seu PDV do que o supermercado. Nos hipermercados já é possível encontrar alimentos e produtos de higiene, e também eletrônicos, vestuário, maquiagens e materiais diversos.

Lojas mais especializadas em produtos investem em profundidade. Uma loja que vende apenas meias está atuando em apenas uma categoria, mas investe em um número grande de marcas e variações, podendo se especializar no seu ramo e assim oferecer um sortimento relevante para um cliente mais específico.

 

 

Otimização de Sortimento
Mix de Produtos
Planogramação
Reconhecimento por imagem
Execução no PDV