Case Ipiranga

Ipiranga alcança sucesso com Gestão por Categoria

A maior feira de varejo de combustíveis do mundo se surpreendeu com os resultados obtidos pelo projeto de Gestão por categorias, implantado na rede AM PM dos postos Ipiranga pela Stringhini. As duas empresas subiram ao placo da NACS Show para apresentar o case a uma plateia formada pelos principais empresários e profissionais do setor em escala mundial, sendo os primeiros e únicos brasileiros a realizar uma apresentação oficial para o grande público do evento.
O resultado deste projeto justifica a atenção: Em apenas 7 meses, houve um ganho de mais de R$ 15 milhões de dólares em faturamento, 14% a mais do que era esperado. Isso é o equivalente a 71 novas lojas com faturamento médio de R$ 70 mil mensais..

Para alcançar esses objetivos, o projeto se baseou em três pilares: mix de alta performance, exposição de alto impacto e monitoramento. O primeiro desafio foi o ajuste do sortimento, baseado no histórico de vendas, com foco na alta performance. A etapa de exposição de alto impacto, com a criação dos planogramas, foi construída para tornar a loja mais organizada e fluida, facilitando a trajetória do cliente e estimulando a compra por impulso. O monitoramento garantiu a execução das ações definidas, o que foi determinante para o sucesso do projeto.
Hoje, o projeto Gestão por categorias abrange todas as lojas da rede, com orientações sobre a organização e exposição da loja de acordo com cada região e materiais de auxílio à execução do projeto.


  • Em apenas 7 meses, faturamento de 14% a mais do que era esperado;
  • Ganho equivalente a 71 novas lojas com faturamento médio de R$ 70 mil mensais;
  • Exposições construídas para facilitar a trajetória do cliente e estimular a compra por impulso;
  • Orientações sobre a organização e exposição da loja de acordo com cada região;
  • Materiais de auxílio à execução do projeto..



ThyssenKrupp Elevadores

Geomarketing para otimização de serviços de atendimento ao cliente.

A ThyssenKrupp Elevadores é uma das maiores empresas de elevadores do Brasil. Seu porte e capilaridade criam um cenário complexo para a definição de rotas e distribuição de funcionários para a manutenção preventiva de seus equipamentos. Com essa necessidade, a empresa procurou a Stringhini Varejo Inteligente. O objetivo era utilizar as ferramentas de geomarketing para otimizar o atendimento, melhorando a distribuição das áreas de trabalho e a programação dos melhores roteiros para seus técnicos.

Assim, por meio da ferramenta de gestão de rotas integrada a um Sistema de Informações Geográficas, a Stringhini Marketing organizou a distribuição territorial de técnicos e equipamentos e programou o roteiro de atendimento preventivo, considerando a disponibilidade do cliente e o tempo em trânsito de cada profissional. Como resultado, obteve-se grande diminuição do deslocamento dos técnicos, garantindo o rápido atendimento ao cliente e a melhor gestão do tempo de trabalho de seus funcionários.


  • Melhora Na distribuição das áreas de trabalho;
  • Programação dos melhores roteiros para os técnicos;
  • Diminuição do deslocamento dos técnicos;
  • Garantia do atendimento ao cliente;
  • Melhor gestão do tempo de trabalho de seus funcionários.